IRM

Equipe Aciu visita Associação Comercial de Marechal Rondon

Oito cidades da Cacier participaram de evento técnico

Uma comitiva organizada pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais de Entre Rios (Cacier), composta de 14 pessoas, visitou a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), nesta sexta-feira (27).

A Cacier, porta-voz de 17 Associações do noroeste do estado, trouxe colaboradores e associados de oito cidades para a visita técnica: Umuarama, Iporã, Tapejara, Altônia, Tuneiras do Oeste, Francisco Alves, Pérola e Cruzeiro do Oeste.

Segundo a secretária executiva da Coordenadoria, Renata Cristina Silva, o intuito da visita era conhecer o trabalho, estratégias, ações e trocar experiências com a Acimacar para alavancar o trabalho na região. “Estamos passando por uma modernização em nossa Coordenadoria e, por isso, queríamos visitar uma Associação de representatividade, trazendo executivos, colaboradores e alguns empresários para conhecerem boas práticas. A Acimacar tem uma participação muito grande de associados em relação ao tamanho da cidade e queríamos entender e trocar ideias do que é feito para que ela seja tão forte”, explica Renata.

Durante o encontro, o presidente da Acimacar, Gerson Jair Froehner, o presidente do Cojem, Mairus Gruber, a presidente do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, Silmara Pazini, o vice-presidente do Sistema de Proteção ao Crédito, Eduardo Berndt, e o gerente executivo da entidade, Marcelo Ewerling, apresentaram dados sobre os Núcleos Setoriais, atividades, a importância das ações, produtos e serviços da entidade, causas, bandeiras e conquistas alcançadas, compartilharam experiências e tiraram dúvidas.

Renata afirma que após as apresentações foi possível perceber que um dos motivos do desenvolvimento da entidade é o engajamento e compromisso dos associados. Ela também destaca que a visita serve como estímulo para que os colaboradores e empresários percebam que é possível crescer. “Em questão de serviços e produtos, as associações trabalham quase da mesma forma, mas vimos que a alavanca da Acimacar se dá pela força que o associativismo e o cooperativismo têm aqui e é o que falta em nossa região, onde a participação de associados é baixa. Por isso, queremos aplicar algumas ações que vimos, como a implantação de Núcleos Setoriais, o Dia do Cooperativismo e a Rodada de Negócios. Queremos ser mais parecidos com a Acimacar, ter essa fidelização de associados, qualidade e excelência no trabalho. A semente foi plantada”, diz.

O vice-presidente do Sistema de Proteção ao Crédito, Eduardo Berndt, concorda com Renata e enfatiza que a representatividade regional da Acimacar é grande não pela atuação de presidentes e diretorias, mas pela comoção que a entidade provoca dentro da sociedade com o envolvimento do empresariado. “Essa é a nossa força: o envolvimento do empresário, o senso de associativismo que temos e faz parte da nossa raiz. Isso é uma construção de anos, uma cultura que foi fomentada, pois não começamos assim, mas tivemos uma visão, uma meta de potencializar as atividades, de ver a Associação como um ente de desenvolvimento econômico. A classe empresarial assimilou isso e os empresários andam conosco. A Acimacar é o que é pela participação deles. Isso que nos dá potência; temos aceitação e a confiança dessa classe para as ações que executamos”, reforça.

Para a executiva da Associação Comercial e Empresarial de Umuarama, Anita Gonçalves, a expectativa foi alcançada. “Foi excelente a visita, já fazia algum tempo que queríamos conhecer a Acimacar. Nosso objetivo é levar o que observamos de bom aqui para nossa cidade. A entidade está de parabéns.”

Para finalizar a visita técnica, os colaboradores da Acimacar conduziram a Comitiva a um passeio pela sede.

Matéria produzida pela assessoria da Acimacar.

Muito obrigado!