Estacionamento rotativo será tema de reunião no Centro Cultural

O estacionamento rotativo está prestes a ser instalado em Umuarama para atender a uma antiga reivindicação de empresários, comerciantes e dos próprios consumidores que encontram dificuldades para estacionar no centro da cidade. Para esclarecer dúvidas e ouvir a opinião da comunidade, a Prefeitura, juntamente  com a Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (ACIU)  e a Concessionária Caiuá, esta última vencedora da licitação para explorar o serviço, realizarío uma reunião na próxima quinta-feira (19/11), no Centro Cultural Schubert, a partir das 19h30min.

O evento é aberto a toda população. A ACIU reforça o convite, especialmente aos associados e empresários de Umuarama que possuem comércio na área onde o estacionamento rotativo será instalado. "É cada vez mais importante a nossa participação nas decisões que acabam interferindo diretamente nos negócios da cidade. Faço um apelo aos associados para que compareçam em massa. Este é o momento certo para tirar dúvidas e fazer sugestões", disse a presidente da ACIU, Elza Alves Botelho.

De acordo com o Projeto de Viabilidade de Implantação do Estacionamento Rotativo de Umuarama encomendado pela Prefeitura de Umuarama, a população apóia o novo serviço. O estudo técnico contém uma pesquisa feita junto aos usuários do estacionamento existente na área central da cidade. Com nove perguntas, a consulta ouviu 250 pessoas, e, resumidamente, concluiu que a criação de um sistema de estacionamento é imprescindível para melhorar a falta de vagas para veículos na região comercial.

O levantamento feito pela empresa Sinalpavi : Sinalização Viária Ltda. apurou que 91 % dos entrevistados encontram dificuldades para encontrar vaga de estacionamento. Desses, 34 % disseram que demoraram mais de 10 minutos para estacionar na região pesquisada; 85 % defendem a implantação do sistema rotativo, já que 67 % garantem ter o hábito de utilizar as vagas no centro de Umuarama. A pesquisa detectou, ainda, que 30 % dos entrevistados demoram em média 30 minutos para resolver seus assuntos (depois que estacionam o veículo), 22 % levam 15 minutos, 12 %, uma hora, 10 %, duas horas.

O estudo da empresa afirma que "o tempo médio de uso da vaga determinado pela pesquisa reflete a necessidade de utilização do usuário do sistema, mas não a realidade local, pois a segunda pesquisa aplicada na área de estudo, no centro de Umuarama, nos mostra que mais de 50 % das vagas ofertadas são utilizadas durante todo o perí­odo do dia pelos donos e funcionários de estabelecimentos comerciais e de serviços". E conclui: "esta é a principal razão do colapso do sistema, que, por falta de rotatividade, não comporta a demanda de seus reais usuários: a população".

Outros dados levantados pela pesquisa dão conta de que 85 % dos entrevistados estío de acordo que o sistema rotativo vigore no mesmo horário do comércio : das 8 ás 18 horas -. Das pessoas ouvidas, 59 % vão ao centro todos os dias, 23 %, até 3 vezes por semana, e 18 %, uma vez por semana.

TAXA DE OCUPAÇÃO

A região alvo desse estudo técnico abrange trechos das avenidas Paraná, Castelo Branco, Brasil, Rio Branco, rua Ney Braga e entorno da Praça Hênio Romagnolli. Essa área corresponde a 1.143 vagas, ou mais de dois terços dos estacionamentos definidos na lei 3.130, e possui um alto índice de ocupação. Alguns exemplos deixam isso bem claro. Na avenida Paraná, no trecho entre a Ney Braga e a Praça Santos Dumont, 65 % das vagas ficam ocupadas por mais de 4 horas : ou mais de meio perí­odo comercial. Ainda na Paraná, no trecho entre a Ney Braga e a avenida Flórida, 89 % das vagas ficam ocupadas por mais de 4 horas; e na avenida Paraná até a Ney Braga (no sentido Catedral), 100 % das vagas ficam ocupadas por mais de 4 horas.

O estudo conclui que em todos os trechos pesquisados o sistema atual de estacionamento está saturado, com a totalidade de suas vagas ocupadas na maior parte do perí­odo de utilização. Também constatou a má distribuição de vagas, já que, sem regulamentação, os diversos tipos de veículos se misturam, competindo pelo mesmo espaço, ampliando o problema.

As motocicletas são apontadas como um exemplo tí­pico dessa situação, já que elas preenchem as vagas destinadas aos automóveis, diminuindo ainda mais os espaços ofertados pelo sistema. A ausência de regulamentação favorece, também, o mau uso do espaço, pois a pesquisa aponta o uso das vagas por tempo integral ou tempo excessivo, fato relevante uma vez que isso ocorre em mais de 60 % da área. O estudo aponta que "a implantação de um sistema rotativo junto com a regulamentação das áreas de estacionamento e um monitoramento constante é uma excelente solução, consagrada já em vários centros urbanos e de fácil aplicação, indo de encontro ao anseio da população".

SERVIÇO

Mais informações na sede da ACIU, que fica na Praça Hênio Romagnolli, 3800,pelo fone 44 3621 6700 ou na Prefeitura de Umuarama, na Secretaria de Planejamento.

_________________________________
Assessoria de Imprensa da ACIU