Evento em Umuarama irá discutir o papel da escola e da família na educação

A palestra “Amor e exigência na medida certa”, com o pedagogo Ricardo Galhardo, que irá acontecer no próximo dia 10 de abril, está mobilizando pais, empresários, professores, dirigentes comunitários e chamando a atenção de pessoas que trabalham com família, educação e assistência social.

O evento será no Centro Cultural Schubert, que tem 700 lugares. Os ingressos custam apenas R$ 10 (Dez reais) e estão à venda exclusivamente na Casa dos Parafusos, Gabbana Modas e na Aciu.

A promoção é da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios/Fecomércio-PR, em parceria com o Projeto Amor Exigente – grupo que trabalha com reestruturação familiar e que atua em Umuarama há 16 anos.

Quem tem filhos, netos, sobrinhos ou é responsável por crianças e adolescentes, se preocupa com o seu desenvolvimento, saúde, educação e bem estar. Pais e professores estão sempre se questionando sobre qual o papel da família e qual a função que cabe à escola no processo de formação.

Um dos objetivos da palestra é ampliar esse debate, buscando, através das experiências e relatos, ajudando a encontrar a dose certa de amor e exigência, para uma educação com equilíbrio entre família e escola.

Para a presidente da Câmara da Mulher e voluntária no Projeto Amor Exigente, Jane Bittencourt, “esta é uma oportunidade imperdível para aprender a lidar melhor com os conflitos pertinentes à educação das crianças e jovens. Com tantas exigências no trabalho e no mundo dos negócios, temos que tomar muito cuidado para não deixar para a escola funções que, na verdade, são da família e encontrar o limite certo entre o sim e o não que dizemos a eles”.

Segundo ela, a proposta da palestra surgiu nas reuniões do Projeto Amor Exigente. “É um grupo que foi criado para dar apoio à famílias de dependentes quimicos internados em comunidades terapêuticas. Criado na década de 70 nos Estados Unidos por iniciativa do Padre Haroldo Hans, o grupo cresceu e hoje apóia famílias do mundo inteiro, com orientações que ajudam a prevenir as drogas, os conflitos e a violência”.

Em Umuarama, são 16 anos de existência do grupo, que se reúne uma vez por semana no Salão Parquial do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Panorama. “O Amor Exigente vai mais além. É um grupo que visa a restruturação familiar através de uma atuação decisiva na comunidade”, ressaltou Jane Bittencourt.

Como faz parte das duas organizações – Amor Exigente e Câmara da Mulher, não foi difícil para a empresária conciliar os objetivos. “A Câmara da Mulher também é uma organização que se preocupa com a família. Afinal, para que a mulher consiga gerir seu empreendimento bem, precisa ter equilíbrio também na vida familiar. Tenho certeza que esta palestra será muito útil para todos nós”, afirmou.

Também são parceiros do evento: Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama – ACIU, Conselho da Mulher Empresária, Sindicato Patronal, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sindicato Patronal do Comércio de Umuarama, Casa dos Parafusos e Gabbana Modas.

A organização pede para que os convidados não levem crianças ao evento.