ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

LANÇAMENTO

Fórum debate temas para desenvolvimento da indústria no noroeste

Presidente da Aciu participou do evento que reuniu mais de 200 lideranças do segmento em Maringá


legenda
Crédito: assessoria Fiep

Fórum Permanente Regional da Indústria promovido pela Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) foi realizado na Acim (Comercial e Empresarial de Maringá) nesta sexta-feira (5). O presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto, esteve presente nesse evento que reuniu mais de 200 lideranças do setor industrial e de instituições parceiras da região noroeste do Estado, além de autoridades políticas.

O encontro foi uma oportunidade para que os participantes apresentassem questões prioritárias que precisam ser solucionadas para alavancar o desenvolvimento industrial da região. “A Aciu como uma entidade que também representa o segmento industrial não poderia deixar de participar desse Fórum. Foi um momento de muita troca de informações e para a definição de um planejamento para que haja o desenvolvimento integrado da indústria, considerando principalmente para essa região questão de infraestrutura, inovação e empregabilidade”, explica o presidente da Aciu.

Durante o Fórum também foi instalado o Conselho Regional da Fiep, que vai ampliar a representatividade da indústria do noroeste, que hoje responde por 19% do PIB total da região, enquanto, em todo o Estado, o setor é responsável por 27% do PIB. O Noroeste possui setores que se destacam, como os de produção de metais sanitários, derivados de mandioca, açúcar e álcool, que respondem pela ampla maioria dos empregos gerados por esses segmentos no Paraná.

O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, destacou que a criação dos Fóruns Regionais atende a um compromisso da atual diretoria da entidade de se aproximar do setor industrial de todas as regiões do Paraná.

“Queremos apresentar subsídios para discussões que serão realizadas em oficinas ao longo do ano para que, ao final desse processo, tenhamos uma proposta de política industrial consistente para todo o Estado e, também, possamos levar esse planejamento aos municípios”, explicou.

Além de Maringá, Francisco Beltrão, no Sudoeste, e Cascavel, no Oeste, já receberam o lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria. Em maio, em datas ainda a serem confirmadas, as reuniões serão nas regiões Norte, dos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.

com informações assessoria Fiep