Incubadora Tecnológica entra em funcionamento

Depois de dois anos de estudos, pesquisas e trocas de experiências, a Incubadora Tecnológica da Região de Entre Rios (INTEC-Entre Rios), finalmente saiu do papel. A diretoria oficial tomou posse na tarde desta quinta-feira (02/06) na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (ACIU). Até entío, existia apenas uma comissão provisória.

O empresário João Donizzetti Cabrelli foi empossado presidente. Segundo ele, a INTEC é um desafio em prol desenvolvimento tecnológico de Umuarama e região. "Toda a diretoria está comprometida com este propósito. Vamos trabalhar para desenvolver a cultura do empreendedorismo, trazer novas tecnologias, renovar os métodos, criar novos materiais. Nosso compromisso é de um trabalho sério e em conjunto com toda a sociedade", disse.

A INTEC é uma iniciativa realizada através da parceria da Aciu com a Universidade Estadual de Maringá Campus Umuarama (UEM), Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Umuarama e Sindicato Patronal Rural.

De acordo com o professor da UEM, Osvaldo Joaquim dos Santos, a Incubadora é uma idéia que exigiu um esforço concentrado das instituições parceiras. Várias viagens e missões de estudos foram realizadas nos dois últimos anos. "Oficialmente, a INTEC-Entre Rios começa hoje, mas é fruto de um longo e árduo trabalho de pesquisa e busca de parceiros. Estamos felizes por chegar até aqui. Este é um momento importante, um marco no desenvolvimento tecnológico da região", enfatizou.

Segundo ele, a entidade irá apoiar idéias empreendedoras e contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de empresas urbanas e rurais nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos. Promover o desenvolvimento institucional e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia, da pesquisa e do ensino também são prioridades da INTEC-Entre Rios.
As empresas receberío apoio técnico e financeiro para investirem na modernização de seus processos, assim como alavancar novos negócios através do compartilhamento de recursos e infraestrutura. A INTEC-Entre Rios também vai atuar na qualificação da mão de obra existente na região, através de cursos, palestras e seminários.

Para o novo diretor financeiro da entidade, o empresário João Batista Pulsides a principal contribuição da Incubadora Tecnológica é promover a modernização da sociedade. "Seriedade em primeiro lugar. Estamos reunindo parceiros que têm importantes contribuições a dar, pessoas experientes capazes de identificar e alavancar novas idéias e iniciativas", disse.

A INTEC-Entre Rios não tem fins lucrativos. Será gerida a partir de recursos captados junto aos governos Federal e Estadual, através de projetos que visem aperfeiçoar os processos produtivos. "A Incubadora apoiará as iniciativas comprovadamente viáveis, desde o surgimento da idéia até a sua consolidação em produtos e serviços", destacou Pulsides.

"Os projetos ficam dois anos incubados, ou seja, recebendo apoio técnico e recursos através da INTEC. Depois disto, a empresa já poderá caminhar sozinha", explicou o novo Diretor de Cursos, professor Alexandre Botani. Segundo ele, a empresa poderá manter uma relação com a Incubadora e com a própria UEM após este perí­odo para que o processo de desenvolvimento tecnológico não se perca.

Sede
Após a solenidade de posse da nova diretoria, representantes das entidades parceiras foram conhecer as futuras instalações da Incubadora. O Sindicato Patronal Rural, através de seu presidente, Renato Fontana, cedeu um espaço na sede administrativa do Sindicato para a instalação da INTEC-Entre Rios.

Toda a estrutura do Sindicato, como salas de reuniões, computadores e telefones foram colocados a disposição da nova diretoria, até que a entidade se estruture. "Como a região é predominantemente agrí­cola, grande parte dos projetos da Incubadora serío voltados para o meio rural. Nosso apoio a esta iniciativa é em prol do desenvolvimento tecnológico do campo, especialmente das pequenas e médias propriedades, que ganham muito quando conseguem absorver tecnologia e agregar valor aos seus produtos", destacou Fontana.

Conheça a nova diretoria da INTEC- Entre Rios

Diretor Presidente : João Donizzetti Cabrelli