Iniciativa visa tornar Umuarama referência*

Investir no empreendedorismo como alternativa viável para promover o desenvolvimento socioeconômico de um município, com a criação de novos negócios e o fortalecimento das pequenas empresas existentes. Essa proposta motivou uma parceria de peso em Umuarama. Desde o início de 2009, o programa Cidade Empreendedora oferece um conjunto de soluções para quem já é empresário e para quem pensa em abrir o próprio negócio.

O Sebrae/PR, a Prefeitura de Umuarama : por meio da Secretaria de Indústria e Comércio :, a Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (ACIU), o Sindicato Patronal do Comércio, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil no Paraná (Sicoob), entre outras, trabalham em conjunto por esse objetivo. A ideia é unir a representatividade e o conhecimento de cada uma dessas entidades para transformar a cidade numa referência em empreendedorismo.

Palestras, reuniões com lideranças, consultorias, feiras, fóruns de discussão, realização de diagnósticos para medir o grau de desenvolvimento das empresas, missões técnicas, incentivo para a participação de feiras, oficinas, treinamentos, entre outras ações, formam o leque de atividades que estío sendo oferecidas no Cidade Empreendedora.

Entre as ações que fazem parte do conjunto de soluções empresariais oferecidas pelo Sebrae/PR a empresários e empreendedores de Umuarama estío os projetos e programas: Bairro Empreendedor; Desenvolvimento da Agroindústria; Fortalecimento da Indústria Faccionista e Confeccionista de Umuarama; divulgação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas; Núcleo : Flores e Plantas Ornamentais e Medicinais; Educação Empreendedora; VarejoMAIS; Empretec; Prêmio Mulher de Negócios; Prêmio MPE Brasil; Programa Empreendedor Individual e, ainda, capacitações customizadas e consultorias individuais especializadas. Para a realização das ações propostas nesses projetos e programas, o Sebrae/PR também conta com o apoio de diversas entidades. "Já ficou demonstrado que Umuarama possui enorme potencial e promover o empreendedorismo é um caminho, pois são inúmeros os exemplos de empresas importantes que começaram com negócios de pequeno porte", avalia o prefeito Moacir Silva.

O consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, explica que essa união entre o Sebrae/PR e entidades é fundamental para transformar Umuarama em uma cidade referência em empreendedorismo, com mais oportunidades para a geração de empregos e renda. "Com essa iniciativa, estamos promovendo o empreendedorismo em Umuarama, como forma de fomentar o desenvolvimento econômico e social, através do surgimento e fortalecimento de micro e pequenas empresas na cidade", observa o consultor.

____________________________________
VIVÊNCIA PUBLICIDADE & MARKETING

*Texto original do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Umuarama.