INTEC Entre Rios seleciona projetos em Umuarama

A diretoria da Incubadora Tecnológica da Região de Entre Rios (INTEC Entre Rios) está trabalhando na identificação de projetos viáveis que possam ser incubados. Podem participar pessoas físicas ou jurí­dicas, cujas propostas tenham como objetivo o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços com emprego de tecnologias inovadoras.

Vários projetos já foram apresentados e estío sendo estudados pela Comissão de Análise e Seleção. Na última reunião, realizada na quinta-feira (27), na sede do INTEC, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Umuarama, Cláudio Marconi, propôs uma parceria entre a incubadora e a Prefeitura de Umuarama para fomentar o desenvolvimento tecnológico das pequenas propriedades rurais do município.

Segundo ele, o objetivo é incentivar os pequenos produtores a formarem uma cooperativa que reúna as associações já existentes no município. "Queremos incentivar o pequeno produtor rural, através do conhecimento, assistência técnica, apoio à comercialização e a diversificação da produção. A formação de uma cooperativa abre novas possibilidades, inclusive de financiamentos e incentivos do Governo Federal", disse Marconi. Para ele, a parceria com a incubadora é a oportunidade de aproximar o produtor rural da tecnologia e do conhecimento.

Existem cerca de 2.400 pequenas propriedades somente no município de Umuarama, contudo, apenas pouco mais de 6 mil pessoas vivem na zona rural. "O desenvolvimento tecnológico e social do campo é uma das nossas prioridades. As possibilidades são enormes com a diversificação da produção e o incentivo ao agro negócio. A Prefeitura de Umuarama é nossa parceira desde o início. Certamente, em pouco tempo, estaremos incubando vários projetos para o desenvolvimento tecnológico das nossas pequenas propriedades", disse o presidente da INTEC Entre Rios, João Donizzette Cabreli.

Segundo ele, a entidade apóia idéias empreendedoras e contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de empresas urbanas e rurais nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos. Promover o desenvolvimento institucional e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia, da pesquisa e do ensino também são objetivos da INTEC Entre Rios.

Uma vez incubadas, as empresas recebem apoio técnico e financeiro para investirem na modernização de seus processos, assim como alavancar novos negócios através do compartilhamento de recursos e infraestrutura. A incubadora também atua na qualificação da mão de obra existente na região, através de cursos, palestras e seminários.

Para saber mais sobre a INTEC Entre Rios ou inscrever um projeto, o candidato deve se dirigir a sede da incubadora, junto do Sindicato Patronal Rural, que fica na Avenida Brasil, 3547 ou pelo fone 44 3623-2646.

VISITA TÉCNICA

Na próxima semana, a diretoria da INTEC Entre Rios irá participar de uma visita técnica à Incubadora Tecnológica de Toledo. O objetivo é trocar experiências, especialmente em projetos voltados ao desenvolvimento tecnológico do agro negócio.

Vivência Publicidade / Assessoria de Imprensa
Associação Comercial Industrial e Agrí­cola de Umuarama : ACIU