Ligações de propensos compradores geram desconfiança em empresários

Representantes do ramo da construção civil atentam para contatos pouco convencionais nos últimos dias

Empresários do ramo da construção civil de Umuarama e região entraram em contato com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) para relatar um comportamento considerado suspeito por parte de propensos compradores de outro Estado.

"É mais no sentido de alertar, para que o empresariado fique atento a todos os detalhes que envolvem o processo, e chequem as informações repassadas antes de fechar qualquer negócio", recomenda o presidente Orlando Luiz Santos.

Segundo os empresários já procurados, representantes de uma empresa de São Paulo entram em contato e manifestam interesse em adquirir grandes quantidades de materiais como arame e ferro.

Alguns detalhes chamam a atenção, tais como o fato de não 'barganharem', o que é muito comum em transações do gênero. O destino das entregas seria Cianorte.

Os empresários que consideraram estranha a abordagem entraram em contato telefônico com a suposta sede da empresa, e a ligação é sempre atendida por uma voz feminina. Porém, o som de fundo também parece estranho, remetendo, segundo eles, a um ambiente doméstico.

"Não temos efetivamente nenhum golpe consumado até o momento, mas fica a recomendação. Vale ressaltar que os nomes dos sócios apresentados não possuem restrições e a empresa apresenta um score atrativo. De qualquer modo, em se tratando de negócios de valor elevado, é salutar atentar para todos os detalhes, e sempre requerer um montante como entrada", complementa Santos.