ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Inovação

“Logo na minha vez”

Palestra em homenagem ao Dia do Contador fala sobre a adaptação às novas tecnologias


“Não vivemos numa era de mudanças. Vivemos uma mudança de era”, assegura o professor Paulo Tomazinho, mencionando o editor da revista Wired, Chris Andersen.

Cerca de 20 pessoas, em maioria profissionais de contabilidade, assistiram à palestra ministrada hoje (20), na Aciu. A aula oferecida em homenagem ao Dia do Contador abriu espaço para o pensamento crítico acerca da realidade em que se encontram as profissões na era da tecnologia.  


“A atividade profissional em todos os setores está sendo substituída por sistemas operacionais, robôs, inteligência artificial,… a conectividade entre os dados fazem hoje o que era necessário um grande número de funcionários dispendendo tempo para fazer”, explica Tomazinho.  

Entretanto, segundo o palestrante, a presença humana em todos os setores nunca será obsoleta. “Hoje as empresas estão interessadas em pessoas que possuam habilidades como: Capacidade para resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico e criatividade. Tudo o que um robô não é”, ressalta.  

Esta palestra foi o resultado da parceria entre a Aciu e o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense (Unipar), na pessoa do professor Clóvis Uliana.