Expectativa

Modelo de estacionamento rotativo digital é apresentado em Umuarama

Sistema que controla o uso de vagas por meio de aplicativo baixado em celular é uma das alternativas estudadas pela administração municipal

Um sistema de gerenciamento digital de vagas de estacionamento rotativo pago foi apresentado ao prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (23). O encontro, coordenado pela Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), também contou com a presença de entidades e instituições representativas do comércio, da indústria e de prestadores de serviço da cidade.

Pimentel comentou que a falta de estacionamento rotativo seguramente é um dos grandes problemas enfrentados na cidade, pois prejudica as vendas do comércio e, desta forma, a economia do município como um todo. “Desde que [o estacionamento rotativo] foi interrompido, em 2019, os comerciantes já sentiram na pele que se tratava de um problema a ser resolvido. O consumidor não suporta ficar dando voltas e voltas até achar uma vaga, então acaba indo embora. Desta forma, desde que assumimos a Prefeitura, já tínhamos em mente essa determinação de lutar para implantar um novo modelo que fosse bom tanto para os empresários quanto para os motoristas”, relatou.

O modelo apresentado é uma plataforma digital para gerenciamento das vagas disponíveis na região central da cidade, uma inovação, já que todo o processo é feito por meio de um aplicativo, compatível com qualquer smartphone, e que, entre outros pontos, traz melhoria no controle da rotatividade das vagas. O usuário compra créditos antecipadamente por meio digital, eliminando papéis e deslocamentos desnecessários, desta forma o município consegue reduzir custos, melhorar a gestão e aumentar a arrecadação.

O motorista também pode adquirir créditos em postos de vendas em empresas parceiras e pode ser pago em dinheiro, cartões de crédito ou de débito, boletos ou por pix. Caso o município queira disponibilizar agentes de estacionamento de trânsito para facilitar a venda de créditos, também é possível. A fiscalização, nessa plataforma, é feita pela leitura automática de placa (LAP), por meio de câmeras instaladas em uma viatura da Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama) ou da Guarda Municipal, por exemplo. O sistema fiscaliza o tempo dos veículos por meio de leitura de placas por um equipamento instalado em um veículo que circula pelo trajeto com frequência.

Por este modelo de controle, pode-se notificar os veículos que excederem o tempo de estacionamento definido pela Prefeitura – de duas horas, por exemplo. O carro OCR (reconhecimento de caractere óptico), que circula na cidade, e as maquininhas que ficam nas mãos dos agentes emitem o cruzamento de dados à central operacional, avisando o motorista em tempo real sobre a notificação.

Novos estudos e encontros

O secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva, lembrou que novos estudos e encontros devem ser realizados na cidade. “Como é uma determinação do prefeito Pimentel, nada será decidido sem a participação de quem realmente importa, que são os usuários do sistema (motoristas) e os empresários. Uma coisa é certa: nossa cidade é um polo regional e carece da regulamentação urgente de um sistema de estacionamento rotativo”, observou.

Participaram da reunião o presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama, Miguel Fuentes Romero Neto, o presidente do Sindlojistas, Roberto Marques, a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Miromar Ponciano de Andrade, os secretários municipais de Administração, Sara Urbano, de Educação, Mauriza Lima Menegasso, Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira, de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues, de Obras, Gleison Alves de Andrade, e de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Deybson Bitencourt, além de empresários e representantes da sociedade civil.