Nota de Esclarecimento - Estrada Boiadeira

1.- Há anos fala-se da Estrada Boiadeira. Era de Cruzeiro do Oeste a Campo Mourío, onde havia problemas no Tribunal de Contas da União. Agora irá recomeçar. Em todos os anos, consegui, com apoio da Bancada do Paraná, colocar recursos para a Estrada. s

2.- Mas há um fato novo, que interessa demais a Umuarama: trata-se do trecho de Porto Camargo a Cruzeiro do Oeste, passando por Umuarama. O projeto está sendo concluído e vai por em risco nossa água, passando sobre o Rio Piava e seus afluentes.

3.- Em Cascavel, há poucos dias, desastre de caminhão de óleo, a 14 km da captação, num pequeno afluente, deixou 200 mil pessoas sem água por quatro dias. Imagine-se o que significa passar sobre o rio Piava, onde captamos nossa água.

4.- Por causa do risco, o Prefeito Luiz Renato, junto com a Sanepar, apresentou, em 2005, ao Governo Federal, alternativa para a Rodovia, desviando da captação.

5.- Há um mês, chegou a notí­cia de que o projeto optou pela passagem sobre Área de Preservação Ambiental (APA) desprezando os pedidos de Umuarama.

6.- A rodovia federal é fundamental para Umuarama, que pretende ser um entroncamento rodo-ferroviário. Perder a oportunidade será como Guaíra, que perdeu as Sete Quedas. Atente-se que, como a Estrada passará pela APA, haverá restrições à instalação de indústrias e comércio. A rodovia não significará nada para nós. Lembre-se que estaremos na rota do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a Paranaguá.

7.- Procurei a Senadora Gleisi encarecendo sua ajuda para Umuarama. Reuni na Associação Comercial as autoridades e entidades e alertei que havia político trabalhando contra Umuarama. Nunca mencionei o nome do deputado Zeca Dirceu, imaginando que ele leria as notí­cias e perceberia seu equívoco.

8.- O Prefeito Moacir, o Deputado Scanavaca e eu, fomos até a Senadora, em Cascavel e lhe entregamos estudos e insistimos no absurdo que estava sendo cometido. A TV Amizade entrevistou os três e noticiou o fato.

9.- O Deputado Zeca Dirceu telefonou ao Deputado Scanavaca, ao Tatu e ao Umuarama Ilustrado, reclamando por defenderem a questío de Umuarama.

10.- Há dez dias, o funcionário do Deputado Scanavaca, Sr. Priori, foi ao DNIT, em Curitiba, verificar porque o laudo do IAP não foi levado em conta. Para surpresa de Priori, o novo Superintendente do Paraná, Dr. Thiago, receptivo, concordou com a mudança do projeto.

11.- Na 5ª feira da semana passada, o Superintendente foi ao Gabinete da Senadora, onde nos encontramos para estudar o caso. O Superintendente confirmou que não havia dificuldade para atender Umuarama e estranhava como uma cidade-polo não fora considerada, pelo fator de desenvolvimento que é uma rodovia. Disse que, se fosse o Superintendente da época, já teria resolvido o problema. Sugeriu que a Prefeitura fizesse o projeto ou acertasse com a ENGEMIN, empresa do projeto, para que o alterasse.

12.- No final da reunião, chegou o Deputado Zeca Dirceu que, ao ouvir que a Prefeitura faria o projeto, começou a contestar que não aceitaria modificação, que não deveria ter envolvimento político e que iria falar com o Diretor nacional do DNIT e com o Ministro dos Transportes, para impedir qualquer mudança.

13.- Afirmei que os projetos eram do Luiz Renato, prefeito do PT, com assinatura de todas as entidades, portanto era interesse do Município : e não política. Perguntei a ele por que tanto insistia em prejudicar a água e o progresso de Umuarama ? Por que concordava com a rodovia passando dentro de Cruzeiro e Campo Mourío e criticava Umuarama, já que passará fora, tirando do Alto do São Francisco o trânsito ?

14.- Ao sair, alertei ás seis pessoas presentes que estava anotando seus nomes e que elas seriam testemunhas do que viram e ouviram: ou seja, que o Superintendente concordara e o deputado Zeca era contra o pedido de Umuarama.

15.- O Deputado Zeca Dirceu precisa ouvir as autoridades, sindicatos, universidades, associação comercial, entidades, igrejas, Rotarys, Lyons, Maçonaria, enfim, todos os que querem o bem de Umuarama e dizer porque é contra.

16.- A Campanha da Fraternidade prega o respeito ao meio ambiente. Nosso novo Bispo, Dom João Mamede, disse que precisamos ter fascínio pela natureza. Vamos lutar por nossa água.

17.- É falso que a mudança atrasará a obra. A correção do projeto é fácil e já temos isso acertado.

18.- Cada Umuaramense deve refletir sobre a água para as gerações futuras e o que significa perder a oportunidade de desenvolvimento, tendo uma rodovia federal que pode nos servir, ao invés de nos atrapalhar.

ENTRE NESTA LUTA.
Deputado Federal Osmar Serraglio