Observatório Social: qualificação e reconhecimento

O Presidente em exercício do Observatório Social de Umuarama (OSU) Luís Felipe Paro de Oliveira e a Coordenadora Sílvia Horwat de Morais Caetano estiveram nos dias 14 e 15 em Maringá, onde participaram da VIII Reunião da Rede Instituto de Cidadania Fiscal (ICF) de Controle Fiscal e do IV Workshop de Capacitação Técnica dos Observatórios Sociais.
O evento contou com a participação do Prefeito de Maringá - Silvio Barros, além do Chefe da Controladoria Geral da União - Adelmar Gregorini, do Presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná (FACIAP) - Ardisson Naim Akel e representantes de diversos estados onde existem Observatórios Sociais instalados, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e Paraíba.
Durante o evento, os representantes dos Observatórios Sociais acompanharam a palestra com o Superintendente da Receita Federal do Paraná e de Santa Catarina, Dr. Luiz Bernardi. De forma dinâmica, Bernardi esmiuçou a importância e a necessidade dos Observatórios para o controle social nas gestões públicas.
Neste mesmo encontro, o OSU (Observatório Social de Umuarama) recebeu a sua certificação junto ás Instituições que representam a Rede ICF.

Reconhecimento da ONU : A Organização das Nações Unidas (ONU), juntamente com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), destacou o trabalho desenvolvido pelo Observatório Social de Maringá entre quase 450 projetos sociais apresentados durante a "Feira de Projetos Sociais". O Observatório, que foi o grande vencedor do concurso realizado com todos estes projetos, recebeu da ONU um prêmio de reconhecimento, durante os três dias de apresentações realizadas em novembro, na Guatemala.
"A ONU entendeu que a fiscalização dos gastos públicos colabora com todos os setores de uma cidade, após presenciar a estratégia elaborada pelo Coordenador Fernando Otero e pelo Presidente Ariovaldo Costa Paulo, que representaram o Observatório Social de Maringá", comentou o Presidente da OSU Luís Felipe Paro de Oliveira.
A Coordenadora Sílvia Horwat de Morais Caetano complementou explicando que "o Observatório Social foi visto como uma inovação social e o prêmio máximo foi estendido ao Observatório Social de Umuarama, que segue a mesma linha de trabalho desenvolvida pelo Observatório Social de Maringá".

O Observatório Social
O Observatório Social surgiu com o Instituto de Cidadania Fiscal (ICF), criado em Maringá pela iniciativa de representantes da sociedade civil organizada. Em 2006, foi criado o Observatório Social de Maringá que atua na fiscalização de licitações públicas e, em cerca de 20 meses, levou o município de Maringá a evitar o desperdício de mais de R$ 9 milhões, fiscalizando apenas 1,5% das licitações. O trabalho do Observatório criou mecanismos de controle capazes de evitar fraudes ou desvios nos processos licitatórios.
O Observatório Social de Umuarama foi criado a partir da parceria entre a Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola (ACIU), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Sicoob Arenito e segue a mesma linha de trabalho do Observatório Social de Maringá, que tem como objetivo acompanhar as licitações desde a publicação do edital até a entrega do produto/serviço adquirido, inibindo erros e fraudes na licitação e contratação das empresas que vendem ás instituições públicas.

________________________________
Assessoria de Imprensa da ACIU