Palestra sobre seguros reúne público recorde

Mais de 30 cidades estavam representadas no encontro Viver Seguro, realizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná (SINDSEG) e o Sindicato dos Corretores do Paraná (SINCOR), em parceria com ACIU (Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama).
Cerca 1.000 pessoas participaram do evento que aconteceu na noite desta quarta-feira (23/09), no Buffet Kaskata.

Dezenas de lideranças, prefeitos, vereadores e autoridades de toda a região participaram do evento. O prefeito de Umuarama, Moacir Silva, recepcionou os visitantes e disse que é um orgulho para a cidade receber um evento da importância e abrangência do Viver Seguro.

A relação entre desenvolvimento sócio-econômico, qualidade de vida e seguro foi a tônica dos discursos da noite. O conceituado palestrante e antropólogo Luiz Marins usou quadros comparativos sobre o desenvolvimento dos países do mundo para mostrar que o Brasil é um dos países mais promissores da atualidade.

De acordo com Marins, caracterí­sticas como renda, escolaridade e idade são pontos fortes no Brasil de hoje, que saltou do subdesenvolvimento e do descrédito, para uma das nações mais respeitadas e um dos melhores lugares para fazer investimentos no mundo. Para ele, empresas e profissionais devem estar preparados e, o seguro é fundamental para garantir a estabilidade e a confiança dos investimentos.

O presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização, ex-governador do Paraná, João Elísio Ferraz de Campos disse que tendência de crescimento nacional é mais acentuada no Paraná. Para ele, o "Estado é promissor e tem como principais caracterí­sticas a agricultura e o forte mercado interno". Segundo João Elísio, o Paraná foi o último a sentir os efeitos da crise mundial no país.

Segundo o vice-presidente do SINDSEG PR Moacir Abba de Souza, o setor paga anualmente no Brasil indenizações no valor de R$ 30 bilhões. No Paraná as indenizações passam de R$ 1 bilhão por ano. "São números grandiosos que falam por si, pois significam que patrimônio e vida foram indenizados, garantindo sucessão e negócios preservados", disse Souza.

Considerando as perspectivas de crescimento do país, do Estado e da região, nos próximos anos esses números serío ainda maiores. Para Souza, o brasileiro acredita no seguro e, só não investe mais no setor por falta de recursos, o que, aos poucos está sendo vencido pelo desenvolvimento econômico.

Osnir Roberto Gaspar, vice-presidente do Sindicato dos Corretores do Paraná, agradeceu aos representantes das mais de 20 empresas corretoras de seguros da região presentes no evento. Ele falou da qualidade, da credibilidade do setor no Brasil e da importância do seu crescimento e fortalecimento para viver a fase de expansão que o país atravessa, com tranquilidade e segurança.

A presidente da ACIU, Elza Alves Botelho destacou a importância dos seguros para as empresas. "Seguro é uma coisa primordial para o empresário. Dependendo do tipo de evento, somente o seguro é capaz de resguardar os investimentos e garantir a estabilidade do mercado", disse. Ela também agradeceu aos organizadores pela iniciativa e reafirmou que a Associação Comercial continuará apoiando e incentivando eventos que tenham a finalidade de proporcionar conhecimento e desenvolvimento para a Umuarama e região.

_____________________________
VIVÊNCIA PUBLICIDADE