ATRATIVO

Palestras e encontros de negócios preparam pequenas empresas para as compras públicas

Ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio estimulam o interesse por processos licitatórios como alternativa para fortalecer os negócios e a economia

Para fortalecer o Movimento Compre do Pequeno Negócio, tornando-o permanente no Estado, o Sebrae/PR realiza na próxima semana, em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), diversas palestras e encontros de negócios em cidades da Região Metropolitana de Umuarama, visando ampliar a participação de microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas nas compras públicas. Os eventos acontecem em Altônia, Cruzeiro do Oeste, Icaraíma, Tapejara e Umuarama.

O consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, explica que as licitações públicas são uma oportunidade de mercado, à disposição das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais. "Nesses eventos, os empreendedores participantes conhecerão por meio das palestras um imenso mercado que está à sua frente, refletirão sobre os números das compras públicas em Umuarama e Região, bem como esclarecerão o que precisam para participar de licitações, criando assim novas oportunidades de negócios."

O consultor explica ainda que após as palestras acontecerão os encontros de negócios, onde os participantes entenderão melhor a dinâmica das licitações, a maneira vantajosa e viável de participar de processos com esse viés, como se preparar para produzir e vender para entes públicos e governamentais. Em pauta também, os procedimentos de editais e os elementos de sucesso para micro e pequenas empresas nessa área. "Nos encontros de negócios, os empresários conhecerão isso tudo diretamente da fonte, por meio de representantes das entidades e órgãos públicos que apresentarão e tirarão dúvidas sobre seus editais, datas de compras e outros detalhes", explica o consultor do Sebrae/PR.

Em Umuarama o evento acontece dia 8 outubro, às 9 horas, nas instalações no Senac. Em Altônia, no Centro Cultural, no dia 5; Icaraíma, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no dia 6; Tapejara, no Auditório São Tomaz de Aquino, no dia 7; e em Cruzeiro do Oeste, na Associação Comercial e Industrial, no dia 8 de outubro, sempre às 19h30.

Os eventos são gratuitos e as vagas são limitadas. Os empresários de Altônia podem se inscrever pelo (44) 9953-0400 e falar com Cleuza, da Sala do Empreendedor. Em Icaraíma, também na Sala do Empreendedor, com Dilene, pelo (44) 3665-1927. Quem é de Tapejara pode entrar em contato com a Associação Comercial de Tapejara pelo (44) 3677-1313 e falar com Éliton. Já os empreendedores de Cruzeiro do Oeste podem se inscrever pelo (44) 3676-1730 com Renata, da Associação Comercial da cidade. Para o evento de Umuarama, as inscrições podem ser feitas pelo 0800 570 0800 ou pelo site www.sebraepr.com.br.

Micro e pequenas

As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada. No Paraná, existem em média 850 mil pequenos negócios formalizados, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. O Movimento Compre do Pequeno Negócio marcará o 5 de Outubro, em referência ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, lembrando o início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa em 1999, fato lembrado aqui no Paraná em outros anos, com a Semana da Pequena Empresa.

Mais informações podem ser obtidas no hotsite (www.compredopequeno.com.br), que enumera as razões para comprar das micro e pequenas empresas. No endereço eletrônico, os empreendedores também podem cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho.