ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Presidente da Aciu divide experiências com jovens aprendizes



O Programa de inserção de adolescentes e jovens aprendizes no mercado de trabalho, coordenado pelo Senac/Umuarama realizou no último sábado (20) uma palestra para ampliar os horizontes dos pequenos aprendizes. Na ocasião foi convidada a Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (ACIU), Elza Alves Botelho de Souza, que discutiu com os alunos diversos assuntos voltados ao mercado de trabalho de Umuarama.

Com uma conversa descontraída, Elza passou para os alunos experiências vividas e também informações para uma melhor inserção no mercado de trabalho. Foram abordados assuntos de qualificação de mão de obra, através de cursos profissionalizantes; sociabilização no ambiente de trabalho; a situação do mercado de trabalho de Umuarama, entre outros. "Esse contato com os aprendizes é vantajoso para ambas as partes. Hoje temos muitas vagas de emprego no nosso município e também, cursos profissionalizantes que capacitam para essas vagas. Só precisamos dar incentivo para nossos jovens, como está acontecendo hoje.", ressaltou Elza.   

Ainda segundo Elza, em Umuarama várias empresas de médio e grande porte realizam a contratação de adolescentes e jovens por meio de diversos programas existentes no município e o resultado é muito positivo. "Precisamos dialogar mais com nossos adolescentes e jovens. Temos que dar oportunidade para esses iniciantes no mercado de trabalho crescerem. Não podemos apenas jogá-los em um posto de trabalho, mas, nós empresários, devemos incentivá-los no sentido amplo da palavra, pois o resultado final é surpreendente", pontuou.

O Projeto Adolescente Aprendiz é desenvolvido através de cursos de preparação profissional e oficinas de valores humanos, os quais estimulam o jovem a exercer a cidadania com a prática de ações que busquem a melhoria da qualidade de vida, bem como  proporciona uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho através das Autarquias do Governo do Estado. Estío participando do projeto alunos entre 16 e 18 anos, os quais cumprem medida sócio educativa. Um dos pré-requisitos é que os participantes estejam matriculados em colégios no município e com bom rendimento escolar.

________________________________
Assessoria de Imprensa da ACIU
www.aciupr.com.br