Esperança e força

Roda de conversa sobre câncer evoca belos relatos de superação

Evento do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu integrou a campanha Outubro Rosa

legenda
Roda de conversa sobre câncer evoca belos relatos de superação

Dentro da programação da campanha Outubro Rosa, o Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu realizou uma concorrida roda de conversa na noite desta terça-feira (15), no Kaskata Centro de Eventos.

A psicóloga Maria Margarida Abrunhosa, a ginecologista e mastologista Josiane Saab Rahal e a escritora Ângela Russi foram as convidadas e abordaram com profundidade diversos temas pertinentes.

Abrunhosa relatou a experiência de ter superado um câncer raro quinze anos atrás, destacando a importância da determinação na luta contra a doença.

Russi, que também superou um câncer, disse ter buscado motivação a partir da análise dos próprios objetivos de vida e, principalmente, pelo amor aos filhos. "Viva. Tudo ao redor me importava e fui em frente. Tempos depois veio a celebração", ressaltou.

A ginecologista e mastologista Josiane Saab Rahal explanou sobre exames preventivos e detalhou o complexo universo dos portadores. "Temos casos de idosos que, diante do diagnóstico, ficam temerários e afirmam que o tratamento não valerá a pena, praticamente abdicando da existência, mas cabe lembrar que em tais casos o tratamento é mais ameno", destacou.

A interação foi intensa, com uma série de questionamentos e belos exemplos de superação e esperança.

A Legião Feminina de Combate ao Câncer coordenou a arrecadação de donativos (alimentos e fraldas geriátricas), revertida para o Hospital do Câncer Uopeccan Umuarama.

Após o bate-papo foi servida uma deliciosa massa. Sebrae, Unipar e Câmara da Mulher Empreendedora apoiaram o evento.