SCPC é consulta nacional

Diferentemente do que muitos pensam a consulta ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), ou SPC como é conhecido, não é meramente um serviço local. O cadastro é interligado através da RENIC (Rede Nacional de Informações Comerciais), em todo o território nacional e auxilia na análise de crédito de pessoas físicas e jurí­dicas.

São mais de 5.000 associações de classe interligadas em uma rede computadorizada que mostra informações em tempo real. Em poucos minutos é possível saber com precisão todos os dados de uma pessoa ou empresa.

Em Umuarama o serviço é realizado pela ACIU (Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama) e pode ser acessado por todos os estabelecimentos associados. "O SCPC é o melhor e mais amplo serviço de consulta ao crédito do Brasil. Oferece diversos tipos de consulta e abrange o maior número de estabelecimentos nos mais diversos ramos e segmentos", disse a presidente da Aciu Elza Alves Botelho.

A Consulta Integrada é uma das mais completas e é o serviço do SCPC mais solicitado pelos comerciantes locais. São verificados os dados cadastrais (CPF, RG, filiação, entre outros), a situação do crédito, dados pessoais como o endereço e telefone, além de informações sobre cheques irregulares, sem fundos, conta encerrada, através do maior banco de dados de cheques do país. O serviço funciona como apoio ao comércio nas vendas a prazo. Para Elza Botellho, a integração dos dados significa um aumento considerável na segurança e na confiabilidade das informações.

O SCPC protege o bom cliente na medida em que permite identificar o mau pagador e tornou-se um aliado indispensável para qualquer empresa. "Nossa cidade tem o privilégio de contar com um SCPC totalmente informatizado e atualizado, possibilitando rapidez nas consultas e segurança nas informações", destacou Botelho.

Além da Consulta Integrada, existem outras modalidades de consulta que podem ser acessadas através do SCPC. Entre as mais específicas está a do Seproc Pessoal/Empresarial - uma consulta completa que verifica além dos registros de inadimplência no comércio em nível nacional, traz também protestos, síntese cadastral do cliente ou da empresa, dados do Confira Fone, dados do Vídeo Cheque e se o CPF fizer parte de alguma empresa, ela mostrará o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurí­dica).

Também é possível consultar a situação de empresas. O Empresarial Score é um serviço que mostra o histórico de cinco anos da empresa consultada, classifica o risco da empresa emitir cheques sem fundos, ter tí­tulos protestados e ações judiciais. Esta análise é feita por pontuação de 1 a 999. Quanto maior for a pontuação da empresa pesquisada, maior é o risco da inadimplência.

Outra vantagem da consulta ao SCPC é a possibilidade de evitar calotes no comércio. Segundo Elza Botelho, o serviço identifica quando um CPF ou cheques são consultados várias vezes. "Em casos de cheques roubados ou de pessoas de má fé, que estejam realizando compras em grande volume na cidade, o serviço acusa e os comerciantes são alertados. Desta forma já evitamos muitos prejuízos no comércio", relata.

O associado Aciu também pode consultar os serviços da Serasa, uma empresa particular que mantém e gerencia bancos de dados de clientes inadimplentes. A consulta serve de apoio na análise e gestío de riscos e, da mesma forma que no SCPC, mostra informações sobre pessoas jurí­dica, descreve seu comportamento
nos negócios, informa pendências financeiras e hábitos de pagamentos sintetizados.

Registro no SCPC

Para efeito de registro de pessoa física junto ao SCPC, considera-se inadimplente, o atraso no pagamento decorrente de operações mercantis, financeiras ou prestação de serviço, legalmente comprováveis, através de instrumentos próprios, tais como:
contratos, tí­tulos de crédito, duplicatas, cheques, orçamentos devidamente aprovados, nos termos da Legislação Vigente. Uma vez incluído no cadastro do SCPC, o consumidor é comunicado, através de correspondências registradas. Assim que os débitos são saudados, o registro é retirado do cadastro em um prazo máximo de 48 horas.

VIVÊNCIA PUBLICIDADE & MARKETING
Assessoria de Imprensa da ACIU