FRANQUIAS

Sebrae promove palestra sobre franquias e organiza caravana para ABF Franchising Expo

Palestra será em Umuarama, nesta quinta-feira, dia 8, e a caravana está sendo preparada para 4 e 5 de junho; objetivo é oferecer oportunidades para adquirir conhecimentos sobre o modelo de ne

O setor das franquias está em constante expansão em todo Brasil. Somente no último ano, o segmento faturou mais de R$ 155 bilhões. De olho neste modelo de negócio, o Sebrae/PR oferece para Umuarama e Região, nesta quinta-feira, dia 8, às 19h30, uma palestra que explicará como funciona e qual é o atual cenário deste mercado.

Sebrae/PR também está preparando uma caravana para a Feira ABF Franchising Expo 2013, que acontece de 4 a 7 de junho, na capital paulista. A saída está agendada para o dia 4 de junho, às 20 horas, em frente ao Sebrae/PR em Umuarama. Já o retorno de São Paulo será no dia 5, às 20 horas, em frente ao Expo Center Norte, local de realização da Feira.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Letícia Albuquerque, tanto a palestra quanto a Feira ABF Franchising são maneiras de oportunizar aos empreendedores e empresários o acesso a conhecimentos e esclarecimentos sobre o segmento de franquias. “Todo negócio demanda conhecimento. As franquias, mesmo tendo estrutura pronta e baixo índice de mortalidade, não garantem o sucesso. É fundamental que o empresário entenda do negócio e se dedique.”

A segurança acerca da marca e da imagem já consolidada bem como a qualidade do produto são as características que mais atraem os investidores no momento de optar por uma franquia, é o que acredita a consultora Letícia Albuquerque.

Ricardo Augusto Guirado, consultor credenciado do Sebrae/PR, ministrará a palestra. Formado em Administração e com MBA Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade da Califórnia, nos Estado Unidos, Ricardo Guirado abordará o significado e o funcionamento do franchising e franquias, o sucesso do franchising no Brasil, e as diferenças entre empresa e franchising.

“A proposta da palestra é apontar as vantagens e os pontos de atenção que devem ser observados quando se pretende investir em franquias. Atualmente, a expansão, evolução e modernização das franquias fizeram surgir opções de baixo investimento que garantem mais acesso a quem deseja se inserir nesse mercado”, afirma Letícia.

A consultora do Sebrae/PR também destaca que Umuarama é uma cidade promissora para franquias pela quantidade populacional e por estar situada em um local estratégico.  “O município tem crescido muito e em breve será implantado um novo shopping. A cidade já conta com muitas franquias em funcionamento e este é um momento muito favorável para investimentos. Com a palestra e a caravana para a Feira, auxiliaremos a tomada de decisão.”

Sobre a Feira ABF Franchising, Letícia informa que trata-se do maior evento de franquias do Brasil, na qual o investidor se depara com praticamente todos os segmentos de franqueadoras do País, desde a alimentação até a locação de veículos. “Na Feira, o empreendedor também encontrará expositores internacionais que almejam expandir os negócios no Brasil e, além da exposição de marcas, poderá participar de capacitações, palestras e orientações promovidas durante o evento. É, sem dúvida, uma oportunidade relevante para adquirir informações e estabelecer contato direto com os franqueadores”, enfatiza.

Interessados em participar da palestra e da caravana devem entrar em contato com o Sebrae/PR, que fica na Avenida Brasil, nº 3.404, telefone (44) 3622-4120. Mais informações também pode ser obtidas no 0800 570 0800.

Feira

A Feira ABF Franchising Expo 2013 acontece de 4 a 7 de junho, das 13 às 21 horas, no Expo Center Norte, nos Pavilhões Azul e Branco, em São Paulo. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e organizada pela BTS Informa. Para esta 23ª edição haverá mais de 480 expositores e a expectativa é de receber 62 mil visitantes, que devem movimentar R$ 450 milhões em negócios.

Setor

Segundo levantamento da ABF, o setor de franquias faturou, em 2013, R$ 115 bilhões. O valor representa um crescimento de 11,9%  em relação ao ano anterior. Os dados apontam ainda que o franchising brasileiro gerou, no ano passado, 88 mil novos postos de trabalho, ultrapassando 1 milhão de empregos diretos formais. Para 2014, a expectativa é crescer 10% em faturamento, 8% em novas redes e 9% em novas unidades.

Atualmente, o cenário do Brasil concentra 2.703 redes de franquias, com 114.409 unidades em operação, sendo destas, 24% ligadas à alimentação e 19% ao esporte, saúde, beleza e lazer. A ABF aponta ainda que para 2014 há uma expectativa de crescimento geral das franquias em torno de 13%. Espera-se que as vendas aumentem em 8% e para novas marcas introduzidas no mercado.

Texto: Assessoria de Imprnesa do Sebrae. Obrigado.