ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Potencial

Seminário aproxima empresários locais da importação e exportação

os participantes conhecerão métodos e documentos necessários para atuar


legenda
Seminário aproxima empresários locais da importação e exportação

A Casa do Empreendedor de Umuarama realiza nesta quinta-feira (17), a partir das 14h, no auditório do Sebrae, mais um seminário Importação & Exportação, com o objetivo de orientar os empresários e empreendedores sobre o grande potencial do mercado externo para comercialização de produtos locais.

No seminário, os participantes conhecerão métodos e documentos necessários para atuar com importação e exportação. Os procedimentos serão instruídos pela equipe de consultores do Sebrae e o evento é promovido pela prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. As inscrições podem ser feitas na Casa do Empreendedor. 

O chefe da Divisão de Fomento e agente de desenvolvimento Paulo Leon Baraniuk explica que a exportação tem relevância para as empresas por ser um meio eficaz de garantir o futuro em um ambiente globalizado, cada vez mais competitivo, que exige plena capacitação das empresas brasileiras para enfrentar a concorrência estrangeira. 

“A exportação tem ainda importância estratégica, pois contribui para a geração de renda e emprego, para a entrada das divisas necessárias ao equilíbrio das contas externas e a promoção do desenvolvimento econômico do país”, defendeu.

Por outro lado, para se manter competitivo no mercado, os empresários procuram maneiras de ganhar visibilidade e uma estratégia que vem ganhando força nesta projeção é a importação. Dependendo do negócio, a importação pode ser peça-chave para o sucesso. 

Atuando como importador, o empresário pode transformar as “ameaças” da globalização em oportunidades de ganho. “É possível trazer produtos mais atrativos e de qualidade para o mercado local. Internacionalizar a empresa e preparar-se para vender para outros países significa ampliar a carteira de clientes, fortalecer sua marca e escapar da sazonalidade”, afirmou Paulo Leon. 

Além disso, a importação ajuda ainda a diversificar mercados, melhorar a qualidade dos produtos nacionais e a usufruir de benefícios fiscais que isentam os exportadores de impostos.

“Vale a pena participar deste seminário para saber como aproveitar melhor este grande mercado, sabendo que ele está bem mais acessível do que se imagina”, completou. Mais informações pelo fone (44) 3624-8065.