IND

Senai inaugura seu Centro de Educação Profissional em Umuarama

Já há turmas em andamento e inscrições abertas as áreas de automação industrial, edificações, eletrotécnica, eletromecânica e qualidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inaugurou nesta sexta-feira (1º) o Centro de Formação Profissional de Umuarama. Várias autoridades participaram da cerimônia, entre elas o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, o prefeito Moacir Silva, os deputados federal Osmar Serraglio e estadual Fernando Scanavaca e Claudio Palozi, além de lideranças da cidade e região, incluindo o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos. A bênção de inauguração foi feita pelo bispo diocesano Dom João Mamede Filho e pelo pastor Ed Alexander.

O prefeito comentou que desde o início de sua primeira gestão, em 2009, tem apostado na qualificação da mão de obra e buscando aumentar as opções, principalmente na área industrial. “Em 2013, com o apoio do deputado estadual Fernando Scanavaca, conseguimos a atenção do Senai e agilizamos a doação do terreno para a construção do centro de formação. Assim que a Fiep sinalizou a intenção de construir em Umuarama, fomos rápidos na definição e doação do terreno, ao lado com antigo Complexo Poliesportivo, e asseguramos a obra”, contou.

O município doou uma área de 9.800m² para a implantação da escola de formação de mão de obra industrial e o Senai investiu em torno de R$ 3,4 milhões na construção de um prédio com 2,4 mil m². A obra começou em março de 2014 e no segundo semestre de 2015 a construção já havia sido concluída. Hoje há turmas em andamento e inscrições abertas para turmas futuras nas áreas de automação industrial, edificações, eletrotécnica e eletromecânica (com duração de dois anos) e qualidade (um ano). São ofertadas 35 vagas em cada opção, totalizando 175 vagas em cursos técnicos. As matrículas são recebidas por ordem de chegada, diretamente na unidade e sem taxa. O único pré-requisito é estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Serviço – SENAI UMUARAMA – Rua Capital da Amizade nº 2635 – Jardim Colibri – Telefone: (44) 3639-1220.