Silvio Barros se apresenta como candidato do interior do Paraná

Presidente da Aciu, José Celso Zolim, apresentou Pauta de Reivindicações e Sugestões em nome da classe empresarial

Após confirmar e registrar sua candidatura ao governo do Estado pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade), o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, foi recepcionado na Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) na manhã desta quarta-feira (18). Além de falar a membros da diretoria da entidade sobre suas propostas de governo, ele recebeu uma Pauta de Reivindicações e Sugestões, apresentada pelo presidente José Celso Zolim.
Empolgado e determinado a fazer uma grande campanha, Barros afirmou que tem muito orgulho em se apresentar como “O candidato do interior do Paraná”, afirmando que chegou a hora de as cidades do interior serem valorizadas. “Nós queremos mudanças reais e transformações profundas para nosso Estado. Assim como nós fizemos uma revolução administrativa em Maringá, vamos fazer isso no Paraná, um dos estados mais ricos da federação e que é muito pouco valorizado”, declarou.
Para exemplificar sua proposta de dar força ao interior, Barros falou sobre seu programa de “Política de Compensação”, que incentiva e premia o empresário que instalar sua empresa no interior do Estado, valorizando as vocações de cada região. O candidato destacou ainda que os municípios devem pensar competitivamente e não só administrativamente. “Quando as forças da sociedade se unem, o município deve utilizar-se desse poder, desse potencial para realizar obras, para construir para o bem comum, para fazer essa cidade se desenvolver de verdade”, alertou.
Barros detalhou ainda que seu projeto de administração participativa seguirá o exemplo que alavancou Maringá e foi responsável por dar ao município títulos estaduais e nacionais de melhor gestão. “O administrador, contratado pelo povo através do voto, deve realmente ouvir o que o povo quer e necessita. Nossa administração sempre foi transparente. Para se ter uma ideia, o secretário municipal de Controle Interno, que é uma espécie de auditor, ele foi indicado pelo povo. Eu nunca o tinha visto e nem fazia ideia de quem ele era quando chegou à Prefeitura. E ali teve toda a liberdade para fazer seu trabalho”, exemplificou.

Prioridades
O presidente da Aciu disse que o interior tem que ser visto com bons olhos. “Chega de governar só para Ponta Grossa e Paranaguá. Todos somos importantes para que o Paraná seja este estado que tanto orgulha o Brasil. Mas precisamos de governantes que olhem por nós, que incentive a produção agrícola e pecuária, a indústria, a segurança, enfim, que realmente nos assegure grandes obras de infraestrutura”, comentou.
Zolim especificou que na Pauta de Reivindicações e Sugestões entregues a Silvio Barros constavam cinco pedidos fundamentais: 1) por fronteiras mais fiscalizadas – aumentar o efetivo e os sistemas de fiscalização em Guaíra para valorização do comércio de todas as cidades do Noroeste do Paraná –, 2) pró-agropecuária – disponibilização de programas de incentivo ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura e da pecuária na região –, 3) duplicação da PR-323 – garantia de que as obras iniciadas serão concluídas e, se possível, aceleradas, além de estudo sobre a possibilidade de barateamento dos preços cobrados em cada praça de pedágio –, 4) aeroporto – implantação de no mínimo uma linha aérea diária que ligue Umuarama à capital –, e 5) produção local – criação e implantação de programas de incentivo e valorização reais de pequenos produtores rurais e urbanos.
Ricardo Barros garantiu que as solicitações são absolutamente plausíveis e fáceis de serem executadas. “Basta ter pulso firme, determinação e vontade de fazer, coisas que sabemos muito bem sermos capazes”, afirmou.