Pioneiro

Umuarama está prestes a ganhar 1º curso de técnico em comércio do PR

Projeto idealizado pelo colégio estadual Vereador José Balan conta com o apoio da Aciu

Umuarama está muito perto de contar com o primeiro curso de técnico em comércio gratuito do Estado. Idealizado pelo colégio estadual Vereador José Balan, por intermédio do Núcleo Regional de Educação, o projeto conta com o respaldo da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu).

"Desde o embrião, em 2018, gostamos muito da proposta, que está por detalhes para ser viabilizada. Acreditamos que será de suma importância para a qualificação profissional de um expressivo número de pessoas", destaca o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.

Ele e os diretores José Celso Zolim (1º vice-presidente), Antonio Carlos Bitencourt (conselheiro fiscal) e Clóvis Bruno Filho (diretor setorial de comércio) assinaram o termo de cooperação na manhã desta segunda-feira (27), na Aciu.

"O apoio da Aciu representa a certificação de seriedade e compromisso que envolve a iniciativa. E será importante também ao longo do desenvolvimento do projeto, com a viabilização de visitas técnicas e parcerias com empresas para a apreensão do conteúdo prático do curso", explica a professora Luciana Ortega, coordenadora do curso técnico de recursos humanos do José Balan.

"Também cabe ressaltar o empenho e a dedicação da professora Gilmara Zanata, chefe do Núcleo Regional de Educação, para a concretização deste projeto. Pois é uma profissional atuante em nosso meio e não tem medido esforços para que este curso seja uma realidade o mais rápido possível", pontua.

Segundo a diretora do José Balan, Maria Inês Madruga Chaves Soares, o curso representa uma reivindicação de toda a comunidade escolar. "A chefia do NRE tem dado total apoio  em relação à burocracia documental para que esse curso possa se tornar uma realidade e mais uma formação educacional para nossos jovens alunos terem acesso ao mercado de trabalho", ressalta.

O conteúdo será ministrado em dois semestres, capacitando profissionais que atuam ou pretendem atuar no comércio, oferecendo conhecimento prático e teórico, com foco no  desenvolvimento de competências e habilidades atinentes também à prestação de serviços.

Ao concluir o curso, o egresso terá condições de identificar estratégias de marketing que podem ser adotadas no mercado, utilizar a informática como ferramenta fundamental para a organização do trabalho, conhecer a legislação comercial, aplicar técnicas de atendimento ao público e prestação de serviços, identificar conhecimentos básicos em administração e gestão de empresas, realizar pesquisas de mercado, avaliar os custos de produtos e/ou serviços, definindo parâmetros para negociação de compra e venda ou prestação de serviços.

Com a pandemia do novo coronavírus, não é possível delimitar uma data para a efetivação, mas o objetivo é que passe a ser ofertado já no próximo ano.