MELHORES DO ANO

Unipar é escolhida como Prestadora de Serviços do ano

Universidade é uma das principais do Brasil

Desde sua instalação, no início dos anos de 1970, a Universidade Paranaense tem colaborado substancialmente para alavancar o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Umuarama e região. Pelo trabalho sério e competente que realiza há mais de 40 anos, tem recebido o devido reconhecimento das lideranças políticas e empresariais.
Posicionada entre as melhores e maiores do Paraná, a Unipar reúne mais de vinte mil alunos, em seus cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) oferecidos em sete cidades. Em Umuarama, são mais de trinta opções de cursos, que englobam aproximadamente seis mil alunos.
Os números expressivos chamam a atenção, assim como o aparato tecnológico que dispõe. Sua estrutura moderna e arrojada inclui mais de 400 ambientes especiais, entre clínicas, laboratórios, teatros, estúdios, ateliês e áreas esportivas. Também se destacam o Hospital Veterinário, um dos maiores do Brasil, e o Horto Medicinal. Todo este investimento comprova a preocupação da Unipar em proporcionar formação de qualidade, produzir conhecimento e prestar bons serviços à comunidade, ancorada nos pilares Ensino, Pesquisa e Extensão.
“Já diplomamos mais de 50 mil profissionais”, orgulha-se o reitor Carlos Eduardo Garcia, que enaltece a luta dos pais no processo de implantação e consolidação da Instituição. O casal de paulistas, Cândido Garcia e Neiva Pavan Machado Garcia, veio para Umuarama com o firme propósito de impulsionar o setor. “À época, o Paraná tinha poucas universidades, todas instaladas nos grandes centros. Havia, portanto, expressiva demanda nesta região; por isso acreditaram e investiram pesado. O sucesso veio por consequência da visão e da tenacidade dos dois”, afirma o Reitor.

Segundo ele, os investimentos são significativos em todas as unidades da Unipar, instaladas em sete cidades polo do Paraná – Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte, Cascavel, Francisco Beltrão e Umuarama, onde fica sua sede. Todas recebem estudantes de várias cidades de suas regiões e de muitas outras do Brasil, provocando aquecimento nos setores comerciais e da construção civil.

Importante também é a contribuição que a Unipar oferece em termos de produção e socialização de conhecimentos, via projetos de pesquisa e de extensão universitária. “Só na extensão, a Unipar tem um alcance excepcional: são cerca de 300 mil atendimentos por ano”, destaca, lembrando que os atendimentos são realizados na Instituição, em Clínicas, laboratórios, espaços esportivos e outros ambientes especiais, e fora, em entidades filantrópicas, hospitais, asilos, praças e muitos outros, onde a Unipar é convidada para intervir.

Ele também elogia a competência dos gestores e do corpo docente, formado, em sua maioria, por mestres e doutores: “Somos uma grande equipe, unida e comprometida com os mesmos objetivos. Por isso, o sucesso vem sempre como uma boa recompensa”.

E o reconhecimento, também, complementa: “Estamos felizes por estarmos conseguindo concretizar nossas metas e mantendo o bom nível de relacionamento com a comunidade; isso é salutar e imprescindível para continuarmos investindo, cada vez mais, em projetos que garantem a excelência do ensino que oferecemos”.