Esforço conjunto

Workshop detalhou operação da ZPE, em fase de implantação em Umuarama

Empresários, acadêmicos e lideranças políticas da cidade e região conheceram um pouco mais sobre a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) em processo de implantação em Umuarama, num grande esforço conjunto entre a administração municipal e a iniciativa privada, com o apoio do governo do Estado e a regulamentação junto à União. O público lotou um auditório cedido pela Universidade Paranaense (Unipar), no campus 3, para o 1º Workshop Regime Especial de ZPEs no Brasil, promovido pela Fênix Empreendimentos.

Diante do grande potencial de atrair investimentos e gerar empregos e renda, a ZPE é vista como um divisor de águas na economia regional, nos próximos anos. “São inúmeras as possibilidades de retorno com esse tipo de comércio. Esse trabalho ganhou corpo na administração Hermes Pimentel. Realizamos uma das licitações mais complexas no ano passado e a Fênix, vencedora do processo, está dando os passos seguintes para a instalação”, explicou o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

Além de tratar sobre aspectos tributários e fiscais do regime especial das zonas de processamento de exportações vigente no país, o workshop detalhou o projeto de implantação da primeira ZPE do Paraná, em Umuarama. A primeira palestra foi conduzida pelo economista e ex-gerente de mercado da Invest Paraná, Nikolas Duarte, e pela gerente da ZPE, Rafaela Kalil.

O prefeito Pimentel destacou o empenho de toda a equipe da Indústria e Comércio do município no processo e afirmou que a ZPE vai potencializar o crescimento econômico não só de Umuarama, mas de todo o Noroeste do Paraná. “Boa parte da população ainda não sabe o que é a ZPE, qual a dimensão desse empreendimento e o que ela representará para a nossa economia. Por isso, esse evento vai informar aos participantes – entre os quais muitos acadêmicos – para poderem levar a informação aos empresários e à população”, apontou.

Pimentel disse que a ZPE é necessidade que a região, o Estado e o país têm para estimular a economia, por meio das importações e exportações. “O Brasil será favorecido por essa ZPE. O caminho hoje é comércio exterior, que ajuda muito o nosso Brasil a manter o crescimento econômico, e agora Umuarama e o Paraná vão experimentar essa realidade”, disse, agradecendo a participação da família Garcia no processo – já que a Fênix Empreendimentos faz parte do grupo Unipar.

O reitor na universidade, Carlos Eduardo Garcia, avaliou que a ZPE será um momento de virada para o futuro de Umuarama e região. “Agradeço ao prefeito Pimentel e sua equipe pela parceria cada vez mais forte e segura. As empresas locais serão convidadas a fazer parte desse processo, através de empregos de qualidade, com o trinômio empresa – empreendimento – universidade, trazendo qualificação e desenvolvimento”, definiu.

A abertura de postos de trabalho já começou e deve avançar com a implantação do parque industrial na rodovia para Maria Helena. A expectativa é que cerca de 3 mil empregos diretos sejam criados com a instalação dos primeiros empreendimentos, as indústrias âncora.

“O comércio e o setor de serviços serão positivamente impactados pela ZPE. O regime fiscal diferenciado, isenções e outros benefícios atrairão grandes empresas que vão contratar mão de obra local, adquirir bens e serviços na cidade e frequentar o comércio. Tudo isso trará excelentes frutos para nossa cidade e região”, completou o secretário Marcelo Adriano.

Também participaram do workshop o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), empresário João Barreto Witwytzkyj, o presidente da Aciu, empresário Miguel Fuentes Romero Neto, o diretor executivo de Assuntos Comunitários da Unipar, Cássio Eugênio Garcia, os secretários municipais de Administração, Sara Urbano, e de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos, executivos e empresários da cidade e região.