ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
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PARCERIA

Aciu participa do Movimento Compre do Pequeno Negócio

Evento é uma iniciativa do Sebrae para estimular que toda a sociedade consuma produtos de sua própria comunidade


De acordo com o Sebrae, 56,2 milhões de pessoas compraram de micro e pequenas empresas na última segunda-feira, 5 de outubro, em todo o Brasil. Também houve a adesão de mais de 184 mil empresas ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa da entidade para transformar o Dia da Micro e Pequena Empresa em uma data de mobilização da sociedade para consumir produtos e serviços de pequenos negócios e, assim, movimentar a economia. A Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) é parceira do Sebrae nesta iniciativa e participou das ações realizadas na manhã desta quinta-feira (8) no auditório do Senac local.

De acordo com Adriano Pereira, consultor do Sebrae Regional Umuarama, os dados apontam também que 88,2 milhões declararam que o Movimento incentiva a compra em pequenos negócios. “Este foi o primeiro ano do Movimento, mas ele será permanente. Queremos que se transforme em uma data simbólica para o varejo. Em apenas dois meses, desde que lançamos a ação, a adesão foi muito positiva. Os números devem crescer à medida que o Compre do Pequeno seja abraçado pela sociedade”, comemora.

Lançado em 5 de agosto, o Movimento Compre do Pequeno Negócio tem o objetivo de estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por empresas de pequeno porte, aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Durante esse período, os consumidores e os empresários foram mobilizados principalmente pela internet. O site desenvolvido especialmente para a iniciativa (www.compredopequeno.com.br) cadastrou mais de 184 mil empresas e cerca de 7 mil apoiadores e parceiros. E continuará no ar, para receber novas adesões.

As redes sociais também tiveram importante participação na mobilização – a fanpage do Movimento somou quase 219 mil seguidores. O hotsite Compre do Pequeno Negócio recebeu mais de 6,4 milhões de visualizações em 60 dias. A página do Facebook do Movimento com publicações diárias alcançou mais de 97 milhões de pessoas.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio atuou em duas frentes: de um lado mostrou para o consumidor que, ao comprar de um pequeno negócio, ele ajuda a gerar empregos e a movimentar toda a economia – as mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada.

Do outro, mobilizou empresários, para que eles se tornassem mais eficientes e atendessem melhor seus clientes. Dos dias 21 a 26 de setembro, foram realizados cerca de 270 mil atendimentos por meio de palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente que ocorreram em todo o país durante a Semana de Capacitação, cujo objetivo foi preparar os empreendedores para o 5 de outubro.

 

Hábitos de consumo

Como parte das ações, o Sebrae quis conhecer os hábitos de consumo dos brasileiros e descobriu que, mesmo em época de crise, o preço não é o fator determinante para o consumidor. Pesquisa realizada no site do Movimento Compre do Pequeno Negócio com mais de 33 mil pessoas entre clientes e donos de pequenos comércios e serviços em todo o Brasil apontou que o bom atendimento, a qualidade e a variedade do produto são variáveis mais importantes na hora da compra.

Embora o preço tenha importância na decisão de compra do consumidor, ele não foi a principal resposta. Em primeiro lugar, o consumidor apontou o bom atendimento como fator preponderante na hora de escolher um estabelecimento. E, nesse ponto, o dono do pequeno negócio conhece seus clientes porque, segundo a pesquisa, metade deles é da vizinhança. Assim, 37% dos donos de pequenos negócios declara manter algum tipo de relacionamento com o cliente após a venda, seja pessoalmente ou por e-mail, telefone e redes sociais, e 36% entregam em domicílio.

Logo depois, na preferência do consumidor, está a qualidade no produto ou no serviço que adquire, o que mostra a importância do empresário se preparar, melhorar os processos e oferecer mercadorias e serviços de alto nível. Entre as motivações para a compra, o consumidor aponta como importante “ter o que ele precisa”, o que é mais uma vantagem para o pequeno negócio, já que 45% deles estudam o perfil dos clientes para oferecer produtos e serviços mais adequados.

 

Ações locais

Durante a reunião coordenada pelo Sebrae local, empresários e entidades tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre o Programa Compra Umuarama, apresentado pelo consultor Adriano Rodrigues, especialista em processos licitatórios. Ele apresentou os resultados dos trabalhos realizados no Escritório de Compras Umuarama, instalado dentro da Aciu e que oferece todo apoio necessário para que as empresas associadas à associação participem das licitações realizadas pela Prefeitura de Umuarama. “Os resultados são muito especiais, surpreendentes até, pois temos conseguido fazer com que muitas empresas da cidade participem desses pregões. E, o melhor, é que muitas delas estão sendo as escolhidas, desta forma o dinheiro fica aqui”, comentou.

Para o consultor, o importante é que se evite o transbordamento, que é quando o dinheiro sai da cidade. “Evitar isso é fundamental para que o efeito multiplicador do Compras Locais seja sempre presente, ou seja, por que deixar que empresas de outras cidades e até de outros estados sejam as escolhidas para serem as fornecedoras de produtos e serviços para a administração municipal? Temos que lutar para que um máximo de empresas locais sejam sempre as vencedoras desses processos abertos pela Prefeitura”, afirmou.

 

Conquistas

A diretora de planejamento e administração do IFPR (Instituto Federal do Paraná), Rejanea Oliveira Brito Matusaiki, comunicou em primeira mão à secretária executiva da Aciu, Anita Gonçalves Dias, que a partir de agora a instituição vai comunicar todos os seus processos licitatórios para aquisição de materiais e contratação de mão de obra, para dar oportunidade de participação a todos os associados Aciu. “Temos certeza de que as micro e pequenas empresas associadas à Aciu têm todos os produtos e serviços que o IFPR necessita, por isso vamos iniciar esta parceria”, relatou.