ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
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Inadimplência em Umuarama segue média brasileira e fecha 2012 com alta de 5,16%


 

Estudo realizado pela Aciu apresentado ontem mostra também que empresas fizeram 435.378 consultas ao órgão de proteção ao crédito

 

 

 

 

 

O número de inadimplentes em Umuarama aumentou 5,16% em 2012, segundo levantamento apresentado ontem (17) pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). De acordo com o relatório, foram 15.697 inclusões e 10.731 exclusões de nomes no cadastro de inadimplentes durante o ano passado. O número ficou menos de um ponto percentual acima da médias estadual (4,5%) e nacional (4,7%) nacional.

 

Os meses que mais registraram inclusões de clientes que não pagaram suas contas foram maio, com 1.668, julho, com 1.535 e março, com 1.415. Já os meses que tiveram o maior número de exclusões – quando os inadimplentes quitam seus débitos – foram maio, com 1.225 baixas, agosto, com 1.053 e dezembro, com 1.044. Em dezembro, o número de inadimplentes caiu 23,8% em relação a novembro, descontada a influência sazonal, e também caiu 4,63% em relação a dezembro de 2011.

 

O acumulado de 2012 ficou dentro do esperado pela diretoria da Aciu. “Os resultados estão dentro do que o empresariado umuaramense já esperava e é menor que o do ano anterior. Isso significa que realmente há melhorias nas condições do crédito na economia”, analisa José Celso Zolim, presidente da entidade que congrega os principais empresários de Umuarama. Segundo ele, as possíveis explicações são a queda da taxa básica de juros e o aumento da população com vínculo empregatício ao longo de 2012. “Campanhas como a Nome Limpo Já, desenvolvida pela Aciu, também contribuem para que um cliente negativado negocie suas dívidas e volte a consumir no comércio local”, observa.

 

 

 

Mais consultas

 

Seguindo o ditado de que prevenir é sempre melhor que remediar, os empresários estão atentos quando o assunto é dar crédito aos consumidores. Uma prova disso é o aumento no número de consultas ao SCPC, que fechou o ano passado com um saldo positivo de 11,1%. De acordo com o estudo realizado pela Aciu, em 2012 foram nada menos que 435.378 consultas ao órgão de proteção ao crédito, contra 391.925 em 2011. “Uma simples consulta ao sistema do SCPC pode evitar muita dor de cabeça para o empresário”, finalizou Zolim.


 

Inadimplência na cidade

 

 

2011

2012

Variação

Inclusões

14.824

15.697

5,88%

Exclusões

10.102

10.731

6,22%

Saldo

4.722

4.966

5,16%

 Fonte: SCPC/Aciu