INTEC - Entre Rios recebe apoio da reitoria da UEM

A diretoria da Incubadora Tecnológica da Região de Entre-Rios (INTEC-Entre Rios), juntamente representantes da Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (ACIU), professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Campus Umuarama, e da Prefeitura Municipal estiveram na Incubadora Tecnológica de Maringá, na última quarta-feira (8). A missão técnica teve como objetivos trocar experiências e oficializar o apoio da UEM aos primeiros projetos da INTEC Entre Rios.

Os umuaramenses foram recebidos pelo vice-reitor da UEM, Professor Doutor Mário Luiz Neves de Azevedo.  Ele ressaltou a importância das incubadoras para o desenvolvimento das cidades. "Em todas as regiões que as incubadoras tecnológicas foram implantadas com seriedade, aconteceram importantes evoluções, não só na área tecnológica, mas também nas áreas sociais, econômicas e culturais", disse.
A visita oficializou o apoio da UEM na efetivação dos primeiros projetos da INTEC Entre Rios. "Umuarama abrange uma região importantí­ssima para o Paraná, com quase 400 mil habitantes. A UEM dará todo o suporte técnico e o apoio necessário para que a incubadora seja um marco no desenvolvimento tecnológico dessa região", garantiu Azevedo.

A Incubadora Tecnológica de Maringá é coordenada pelo economista, professor doutor Marcelo Farid Pereira. Ele recebeu a equipe técnica da INTEC-Entre Rios e passou importantes informações sobre a organização, funcionamento e gerenciamento desse tipo de organismo, que existe em diversas partes do mundo. No Brasil, são cerca de 400 incubadoras.

Segundo Pereira, a incubadora de Maringá abrange todas as áreas do conhecimento. "No começo admití­amos apenas projetos de informática. Com o passar do tempo, outros projetos começaram a aparecer, as pessoas nos procuravam com suas idéias. Fomos incorporando novos processos, viabilizando projetos das áreas mais distintas. Hoje, abrangemos todas as áreas do conhecimento, como exatas, física, mecatrônica, biotecnologia, entre tantas outras", disse.

As incubadoras são autosustentáveis. Além de captar recursos dos governos Estadual e Federal, através de projetos para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, também recebem recursos das empresas incubadas. De acordo com Pereira, quando uma empresa é incubada, geralmente desenvolve produtos e serviços que, posteriormente, geram renda e lucro. "A incubadora recebe royaltys dos produtos e serviços criados aqui. Também recebe participações do Fundo Municipal de Desenvolvimento, sem contar todo o suporte técnico e profissional que é cedido gratuitamente pela UEM e outros parceiros", disse.

Pereira compartilhou com o grupo a experiência de uma empresa incubada em Maringá que criou um revolucionário método de clareamento dentário. Segundo ele, hoje o produto é exportado para diversos países do mundo. "Empresas como esta, começaram aqui na incubadora com caixa zero e hoje faturam mais de R$ 100 mil por mês", relatou.

O diretor-presidente da INTEC Entre Rios, João Donizzetti Cabrelli considera que a vista foi essencial. "É importante vermos o funcionamento de uma incubadora, trocar experiências, saber das dificuldades que eles já enfrentaram para começar com todo o conhecimento possível", disse. Para Cabrelli, o apoio técnico da UEM será fundamental, especialmente na efetivação dos primeiros projetos.

O secretário de Indústria e Comércio, Gilberto Pernomian ficou muito otimista com a visita. Segundo ele, a Prefeitura de Umuarama dará todo o apoio necessário para INTEC Entre Rios. "Estamos reservando uma área de aproximadamente 1.000 metros quadrados para a INTEC onde hoje estío os barracões do antigo IBC. Assim que o imóvel for liberado pelo Governo Federal, as primeiras empresas poderío ser incubadas lá", disse.

Segundo o diretor de projetos e serviços da INTEC Entre Rios, Marcos Roberto Simões, várias idéias e projetos já estío surgindo. "A nossa incubadora tem um grande potencial. Com o apoio da Aciu, da UEM e da Prefeitura, muito em breve estaremos transformando esse potencial em tecnologia e em desenvolvimento social e econômico para toda a região de Entre Rios", destacou.