NOVO MERCADO

Levo Alimentos começa a exportar cortes de frango para a China

Primeiro container saiu de Umuarama nesta segunda-feira (25) com destino ao Porto de Paranaguá

legenda
crédito: assessoria Prefeitura de Umuarama

O frigorífico da Plusval - Levo Alimentos, em Umuarama, iniciou nesta segunda-feira (25) o processo de exportação de cortes de frango para o mercado chinês. O container com a primeira carga saiu da empresa com destino ao Porto de Paranaguá e deve chegar ao país asiático dentro de 45 dias.

Além dos representantes da Levo Alimentos, o deputado federal Zeca Dirceu, que auxiliou na conquista desse novo mercado, e diversas autoridades do município participaram de um ato oficial para o lacre da carga e a comemoração dessa conquista.

“Para nós é muito importante abrir mais este mercado e exportar para um dos países que mais compra do Brasil. Nossa expectativa é enviar 500 toneladas de cortes de frango ao mês”, afirma o gerente de operações da Levo, Fábio Roberto Loch.

O frigorífico, que iniciou as atividades há pouco mais de quatro anos, atualmente emprega 1.800 funcionários e exporta para mais de 50 países. “As exportações criam é um círculo virtuoso, pois geram empregos, renda para os produtores, lucratividade para investimentos na empresa e tributos para o município, que depois são revertidos em obras e serviços públicos”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Inovação de Umuarama, Junior Ceranto.

Em todo o País foram 38 habilitações de exportação pela Administração Geral de Aduanas da China – oito para aves, 24 para bovinos, um para bovino de termoprocessamento e cinco entrepostos, após auditoria remota e presencial realizada entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano.

“Seis delas são no Paraná, e neste curto espaço de tempo, a Plusval já está despachando o primeiro carregamento, o que traduz o resultado do trabalho das viagens do presidente Lula na ampliação e abertura de novos mercados para a produção brasileira”, ressalta o deputado federal Zeca Dirceu.