Movimento no SCPC aumenta mais de 40% com chegada do fim do ano

Aciu prepara campanha para estimular que clientes inadimplentes quitem seus débitos para voltar ao mercado consumidor

A chegada da data do pagamento de salários para trabalhadores e aposentados brasileiros faz crescer a procura pelos serviços de informações do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), disponibilizado pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama). O movimento durante todo o dia de ontem (8) foi intenso, com clientes que buscavam saber a situação cadastral de seu nome junto ao órgão de proteção ao crédito.

De acordo com Esther Costa Torres, responsável pelo departamento, houve um aumento de mais de 40% nos atendimentos feitos no balcão apenas nesta segunda-feira. “Além de ser o quinto dia útil do mês, que comumente já faz crescer a procura pela situação cadastral, muitas pessoas já estão interessadas em negociar suas dívidas neste mês de outubro para quando dezembro chegar, poderem voltar às compras”, observou.

O atendimento ao público no SCPC – que fica na sede da Aciu – é feito das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h aos sábados. Esther ressalta que apenas o próprio consumidor pode consultar seu nome. “É preciso apresentar o CPF e a Cédula de Identidade para ter acesso às informações, que são absolutamente sigilosas. Outros documentos de identificação com foto, como passaporte, carteira de motorista, certificado de reservista e carteira profissional também podem ser apresentados”, informa. Ela destaca porém que para consultar em nome de outra pessoa, é preciso apresentar uma procuração autorizando a consulta, com firma reconhecida em cartório e os documentos pessoais de quem vai fazer a consulta. “Qualquer informação é só entrar em contato com a Aciu pelo telefone (44) 3621-6700”, finalizou.

Nome Limpo

A Aciu prepara a campanha “Nome Limpo Já”, uma oportunidade para que clientes em situação de débito negociem suas dívidas para poder voltar ao mercado consumidor. Neste momento as empresas associadas à entidade estão respondendo a um questionário, enviado por e-mail, sobre os termos de adesão à campanha. “É fundamental que os associados interessados em aderir à campanha respondam ao breve questionário que enviamos. Temos certeza que será uma excelente oportunidade para que os empresários façam caixa e ainda por cima recebem dívidas antigas”, comentou a advogada Solange Ryska, do departamento de Negociação de Dívidas da Aciu.

Para fazer parte da campanha Nome Limpo Já, a empresa associada deve oferecer algum tipo de benefício para que o consumidor se sinta estimulado a negociar o débito atrasado. “Muitas empresas dão anistia total de juros, multas e correções, muitas vezes se propondo a receber apenas a dívida no valor original. Outras empresas além dos descontos ainda faz o parcelamento do débito, assim o cliente muitas vezes faz questão de acertar a pendência”, detalhou Solange, informando que para aderir basta entrar em contato com a entidade pelo telefone (44) 3621-6700.