INADIMPL

Número de inclusões no SCPC cai 4,46% em 2015

Relatório aponta que existem 23.328 pessoas com o nome incluído no banco de dados

A Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) divulgou ontem (20) relatório referente às atividades do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No primeiro semestre deste ano, 14.465 pessoas tiveram o nome incluído no banco de dados de inadimplentes. Em comparação com o mesmo período de 2014, quando 15.141 consumidores foram negativados, houve uma queda de 4,46% no número de inadimplentes em Umuarama.

O número de exclusões – quando o cliente quita a dívida e sai do SCPC – também foi 14,52% menor em 2015 que no ano anterior. Isso significa, segundo Esther Costa Torres, responsável pelo SCPC local, que menos pessoas conseguiram acertar as contas com as empresas credoras. “No ano passado, de 1° de janeiro até 31 de julho, 9.888 pessoas haviam sido retiradas do banco de dados de inadimplentes. Esse ano foram 8.452”, observa.

Em Umuarama existem 23.328 cadastradas no SCPC – 21% da população, considerando que a cidade possui 107.319 habitantes. Em Curitiba, por exemplo, são 526.226 pessoas endividadas – ou 28% da população de 1.848.943 habitantes –, segundo estudo da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Paraná) que acaba de ser divulgado. As principais dívidas dos consumidores, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) são em primeiro lugar com cartão de crédito, depois vêm as dívidas com cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal e carnês diversos.

Segurança

A coordenadora do SCPC chama a atenção dos empresários para a necessidade de se registrar os clientes inadimplentes num prazo rápido. Segundo ela, o cadastro do consumidor que não pagou a conta em dia pode ser feito com apenas 20 dias depois do não pagamento. “A inclusão no banco de dados do SCPC garante segurança para todas as empresas que vendem a prazo. Por exemplo, se a empresa A não registra um inadimplente, ele pode ir até às empresas B ou C e comprar a prazo, prejudicando outros comerciantes”, detalha Esther.

Da mesma forma, ela alerta os empresários para que peçam a baixa do cliente que pagou a conta com a maior urgência possível. “O prazo é de cinco dias para a retirada do nome do SCPC, mas recomendamos que a pessoa responsável pelo setor de crédito solicite a exclusão no mesmo dia, se possível, pois desta forma a empresa previne-se de ações indesejáveis”, ressalta.

Para saber se uma pessoa é inadimplente ela deve procurar pessoalmente o SCPC, que fica na sede da Aciu, no andar térreo do Edifício Centro Comercial (Praça Hênio Romagnolli n° 3800). “Vale destacar que apenas a pessoa interessada pode fazer a consulta ao banco de dados, mesmo sendo mãe, esposa ou filho. Para poder consultar o nome de outra pessoa é preciso uma procuração feita em cartório, dando os poderes específicos para realizar consulta ao banco de dados do SCPC”, detalha, informando ainda que para qualquer dúvida basta procurar a entidade, que atende de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sem intervalo para almoço, e aos sábados das 8h às 12h.